Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte de 10% dos pacientes.
A grande maioria - mais de 90%- daqueles que sofrem de transtornos alimentares são mulheres adolescentes e jovens. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal"
Veja cada uma a seguir:
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção que pode aparecer sozinha ou em parceria com a bulimia (compulsão pela comida, seguida de culpa que faz a pessoa utilizar métodos de expulsão do que comeu, de seu corpo).
Um dos primeiros sintomas é a perda da noção que a pessoa tem da sua imagem corporal, mesmo magra ela se vê gorda, acredita que precisa emagrecer ainda mais, o melhor jeito é parar de comer.Normalmente, essas mulheres não acreditam que este medo de engordar possa ser sinal de alguma disfunção. A prática mostra que uma das partes mais difíceis do atendimento para tratar a anorexia nervosa é convencer a pessoa de que ela está doente.
Sem tratamentos, a anorexia nervosa:
*Desgasta-se emocionalmente.
*Debilita os órgãos.
*Provoca distúrbios associados à desnutrição.
* Lesa o aparelho digestivo quando há vômitos constantes.
*provoca arritmias cardíacas.
Bulimia Nervosa
Pessoas com bulimia nervosa ingerem grandes quantidades de alimento e depois eliminam o excesso de calorias através jejuns prolongados, vômitos autoinduzidos, laxantes ,diuréticos ou na prática exagerada e obsessiva de exercícios físicos.
Devido ao "comer compulsivo seguido de eliminação" em segredo, e ao fato de manterem seu peso normal ou co pouca variação deste, essas pessoas conseguem muitas vezes esconder seu problema das outras pessoas por anos.
Sintomas comuns da bulimia:
* Interrupção da menstruação.*Interesse exagerado por alimentos e desenvolvimento de estranhos rituais alimentares.
*Comer em segredo.
*Obsessão em segredo.
*Depressão.
*Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos.
*Vômitos ou uso de drogas para indução de vômito, evacuação ou diurese.
*Alimentação excessiva sem nítido ganho de peso.
*Longos períodos de tempo no banheiro para induzir o vômito.
*Abuso de drogas e álcool.
Comer-compulsivo
Comer-compulsivo foi batizada, em inglês, com o nome de binge eating (orgia alimentar). Elas geralmente ocorrem na calada da noite, longe do olhar de censura de outras pessoas, e são acompanhadas por uma sensação subjetiva de perda de controle, seguida de culpa.
Indivíduos, obesos têm maior risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Atenção!:Se vc se identificar com algum desses exemplos, fale com sua família e procure um médico!
Olá pessoal!!Como é a minha 1ª postagem eu errei numa configuração então na parte em branco é só selecionar q dá pra ler!! desculpem....:(!!
ResponderExcluir